Projeto Picolé para todos visa disseminar a cultura da honestidade através de um ato simples.
Na última terça-feira, 09 de outubro, aconteceu à primeira mensuração do “Projeto Picolé para Todos” no CAO do Metrô-DF. As aquisições ocorreram sem a assistência de um vendedor ou de vigilância por câmeras para controlar a entrada e saída de dinheiro e picolés.
O projeto começou na semana passada e as pessoas aderiram à causa da parceria proposta pela Asmetrô-DF. A ideia é disseminar a cultura da honestidade e neste primeiro momento registramos 92,9% de taxa de honestidade e 7,1% de taxa de esquecimento.
Sugerimos que não se deixe “créditos” ou “débitos” para depois ao adquirir o seu picolé. Um exemplo citado na palestra de apresentação do projeto é que quando uma pessoa deixa crédito e pega o picolé em momento diferente. No segundo instante, outro colega que estiver passando no local pode entender que o primeiro esqueceu-se de pagar, motivando interpretações erradas da situação.
Atualmente, o projeto Ice Pop for All alcança mais de 150 mil pessoas. O objetivo é despertar o valor da honestidade, promover a confiança e o zelo entre os integrantes da sociedade, ressaltando a importância de atos honestos e que a desonestidade de um afeta a todos.
Além disso, tem como fundamento e competências motivar o afeto ao próximo, elevar a capacidade de refletir no bem comum, desenvolver o otimismo e entender que a honestidade é uma obrigação social e não uma virtude individual.
Lembramos que todo o valor apurado é utilizado na recompra de novos picolés e o saldo acumulado será destinado para ação de cunho social. Sem arrecadação, o projeto acaba.